quinta-feira, 30 de junho de 2011

Prefeito visita o bairro da Pedreira nesta sexta-feira


O prefeito de Belém, Duciomar Costa, continua a visitação de espaços públicos da capital paraense, na manhã desta sexta-feira (01). Com o objetivo de verificar a qualidade das instalações e serviços públicos oferecidos para população, desta vez o bairro da Pedreira foi o escolhido.
A partir das 06h30, Duciomar Costa, tomará café com trabalhadores e consumidores da feira do bairro. Em seguida, o prefeito visita o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) onde crianças, adultos e idosos são inseridos no Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) e participam de grupos de convivência familiar, grupo socioeducativos, atividades lúdicas e esportivas, além de oficinas diversas. Muitos recebem da Prefeitura de Belém bolsas, a exemplo dos beneficiários do Projovem Adolescente, que em Belém envolve dois mil jovens.
Ainda durante a visita, Duciomar Costa assistirá a apresentação “Realengo” de dança moderna da Companhia Municipal de Dança, projeto da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sejel). O prefeito visitará também a três unidades (Pirajá, Galo 1 e 2) do Programa Saúde da Família (PSF). Para encerrar, Duciomar reúne com lideranças comunitárias da Pedreira na sede da escola de samba “Alegria Alegria”.
A programação faz parte de um cronograma de visitas à comunidade, na qual o prefeito visita escolas, unidades de saúde, casas de idosos, e feiras. Duciomar Costa já passou por outros bairros de Belém como Sideral, Cremação, Guamá, Condor e Barreiro.

Primeira etapa do Portal da Amazônia será entregue em novembro




O prefeito de Belém, Duciomar Costa, esteve na manhã desta quinta-feira (30) na orla que está sendo construída pelo município na beira do Rio Guamá, no projeto Portal da Amazônia. Durante a visita, o prefeito acompanhou o andamento das obras, que estão adiantadas, e anunciou para novembro deste ano a conclusão da primeira etapa do projeto, que vai da Veiga Cabral até a Munducurus.
Atualmente, cerca de 20 máquinas trabalham no local fazendo a terraplanagem da área e, ainda neste mês de julho, realizam a pavimentação do trecho que será entregue até novembro.
De acordo com Duciomar Costa, esta é a primeira vez que o problema da falta de saneamento e de infraestrutra daquela área, que compreende o bairro do Jurunas e Guamá, é enfrentado. “Hoje nós estamos recuperando uma área que estava sendo degradada há anos por madeireiras, fábricas de palmito, argila e portos. Estamos devolvendo para Belém a vista para o rio, com mais qualidade de vida e infraestrutura para os moradores da região”, garantiu o prefeito.
Recentemente uma decisão do Ministério Público Federal pediu o embargo nos serviços do Portal da Amazônia, alegando atrasos e problemas na emissão das licenças ambientais expedidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), feitas por etapa, e no processo licitatório para a construção da obra. Contudo, a Prefeitura não foi notificada oficialmente da decisão. Segundo o prefeito, se houver a notificação, o município irá recorrer, pedindo a suspensão da medida, a fim de não prejudicar o andamento das obras.
“Temos que respeitar o entendimento do Ministério Público Federal, mas a realidade é outra. As obras estão em ritmo acelerado e o fato de as licenças ambientais terem sido expedidas por etapa é algo bastante usual no Brasil. Não podemos prejudicar o andamento do projeto”, afirmou o chefe do executivo municipal, que lembrou grandes projetos brasileiros que tiveram questionamentos da Justiça, como a transposição do Rio São Francisco, no Nordeste, o Rodo-Anel, em São Paulo, e o prolongamento da Avenida João Paulo II, em Belém, esta já entregue pela gestão.
Portal dará nova cara à orla da capital
O projeto Portal da Amazônia modificará radicalmente a orla da cidade, criando um calçadão com mais de seis quilômetros de extensão, de frente para o rio Guamá, com áreas destinadas ao esporte e lazer, portos, trapiches e quiosques. Seis pistas facilitarão o fluxo de veículos que, atualmente é problemático no trecho da Avenida Almirante Tamandaré à Universidade Federal do Pará (UFPA). O investimento do Portal da Amazônia é de R$ 133 milhões.
Em setembro de 2008, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), entregou a primeira etapa de obras, com 600 metros de orla totalmente urbanizada, com calçadão, pistas pavimentadas, playground, quadra poliesportiva, arena, paisagismo, etc, trecho que vai um pouco além da Veiga Cabral.
O Portal da Amazônia é composto por dois grandes projetos: a Orla de Belém e a Macrodrenagem da Estrada Nova, que deve beneficiar mais de 300 mil pessoas, em 10 bairros, com serviços de drenagem, pavimentação, tratamento de água e esgoto, e ainda com a construção de moradias dignas às famílias que hoje vivem em palafitas às margens do canal da Estrada Nova.
Cerca de 675 famílias já foram remanejadas. Elas receberam indenização ou vivem de aluguel com o auxílio moradia oferecido pelo município, enquanto as unidades habitacionais que estão sendo construídas no local não ficam prontas. Outras 942 famílias devem ser remanejadas para a conclusão total do projeto.
A orla da Estrada Nova valorizará as características locais e ambientais do Rio Guamá, proporcionando melhoria social e saneamento, além de incrementar o turismo e gerar emprego e renda. Entre os bairros contemplados pelo projeto estão Batista Campos, com o canal da Caripunas, Jurunas com o canal da Timbiras e Cidade velha com o canal da Bernardo Sayão.
No planejamento constam a melhoria da drenagem urbana, com a recuperação de todo o sistema de microdrenagem da região, meio fio, boca de lobo, tubos de drenagem, poços de visita até limpeza urbana; infra- estrutura viária com duplicação de vias, criação de áreas de estacionamento e ciclovias; infra- estrutura de saneamento com ampliação e/ou implantação do sistema de água potável, esgotamento e o tratamento dos afluentes sanitários e a criação de uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE; sustentabilidade social e institucional, com moradores da região recebendo cursos de consciência sócio ambiental e profissionalizantes gratuitos para aumento da renda. Estas ações vão contribuir significativamente para a melhoria do IDH de Belém (Índice de Desenvolvimento Humano do Município).
A sub- bacia I está localizada na Avenida Bernardo Sayão, entre Veiga Cabral e Fernando Guilhon. Neste perímetro existem três canais: Bernardo Sayão, Caripunas e Timbiras. Atualmente, o canal da Bernardo Sayão, no perímetro Veiga Cabral à Fernando Guilhon, possui 1.060m de canal a céu aberto. Com a obra, passará a ter 1.240 m de galeria fechada. Já o canal da Caripunas terá 300m de galeria fechada. Por fim, o canal da Timbiras, que tem 620m de canal a céu aberto, passará a 690 m de galeria fechada, gerando um total de 2,4 quilometros de Macrodrenagem. Sobre as galerias, haverá projetos de paisagismo, revitalização de iluminação pública, ciclovias, quiosques, restaurantes, além de academias ao ar livre.
Há décadas os canais da Bernardo Sayão, Caripunas e Timbiras, apresentam sérios problemas, como lixos e entulhos, comportas manuais e tubos obstruídos. Com a ação de Macrodrenagem isto irá mudar. A obra revitalizará os canais, propiciando a melhoria estrutural, para que possam comportar, de maneira eficiente, a maior quantidade de águas pluviais, de forma salubre. Assim, a PMB espera evitar alagamentos e a exposição das pessoas a doenças causadas pela falta de saneamento básico.
Texto: Thiago Melo
Fotos: Oswaldo Forte

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Comitê Olímpico Brasileiro vistoria Ginásio Altino Pimenta

 
Uma equipe do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) vistoriou, nesta quarta-feira (29), as instalações do Ginásio Maestro Altino Pimenta, no bairro do Umarizal, em Belém. A delegação composta por cinco pessoas está há três dias na capital paraense, uma das seis cidades candidatas a sediar os Jogos Estudantis Brasileiros (JEB’s), que será realizado em novembro de 2013 com público estimado em quase cinco mil pessoas, entre alunos e educadores do setor público e privado.
 
O COB avaliou a estrutura física do Altino Pimenta. Desde a quadra de esportes, a banheiros, vestiários, salas de reunião, iluminação, placar e opções de acesso ao local. Segundo André Matos, um dos representantes do Comitê, o ginásio é acolhedor e tem condições de abrigar as modalidades de volei e basquete feminino, além de algumas lutas como o Tai Ken Dô. Ainda de acordo com ele, a capital paraense começou bem na disputa. “A cidade tem chance de ser uma das sedes dos JEB’s. No início 36 cidades concorriam, hoje são apenas seis e Belém é uma delas”, explica o integrante do COB.  
 
O Espaço Esportivo e Cultural “Maestro Altino Pimenta” foi inaugurado em 1999. Com capacidade para receber cerca de 600 pessoas nas arquibancadas, ele foi revitalizado pela primeira vez em 2009 e a segunda reforma está prevista para acontecer até o final deste ano. “O município tem todo o interesse em abrigar os JEB’s e, portanto, está disposto a reformar o ginásio já seguindo as recomendações do COB”, informa o secretário municipal de Esportes, João Amaral.
 
Antes de passar pelo Altino Pimenta, os integrantes do COB já haviam visitado o ginásio do Ciaba. Depois eles seguiram para os ginásios do Sindicato dos Bancários e do SESC Doca. Pela manhã, o Comitê vistoriou o ginásio João Paulo II (antigo Abacatão), em Ananindeua; o Estádio Olímpico Mangueirão, os equipamentos na Tuna Luso Brasileira, a Ufra e a Uepa.
 
Nesta quarta-feira (30), último dia da vistoria do COB em Belém, o representantes do Comitê avaliarão as condições dos ginásios das escolas particulares da cidade.  Eles passarão pelos colégios: Gentil Bitencourtt, Santa Catarina, Nazaré, Moderno, Santa Rosa e Ideal.
 
Ainda segundo o COB as recomendações feitas nos equipamentos esportivos e nos espaços que vão abrigar as delegações serão encaminhadas ao Comitê Estadual dos JEB’s. Belém foi a primeira a ser vistoriada das seis cidades selecionadas para sediar os JEB’s. A divulgação oficial das cidades-sedes dos jogos sai em outubro deste ano.

No Pará, três das quatro etapas regionais para os Jogos Estudantis Brasileiros já aconteceram e reuniram quase dois mil alunos. A última etapa está marcada para acontecer esta semana nos municípios de Breves, Castanhal e Curionópolis. Os vencedores disputam em setembro, em Belém, as vagas para a competição nacional.

Texto: Ieda Ferreira

Municípios discutem projetos para desenvolvimento de portos



O crescimento econômico das cidades portuárias do norte do país foi o tema principal do Encontro Regional da Associação Brasileira de Municípios Portuários (ABMP), que ocorreu nesta terça-feira (29), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). Representantes nacionais da ABMP, dos governos estaduais e municipais da região discutiram a criação de projetos e políticas públicas para o desenvolvimento do setor.

De acordo com o presidente da ABMP, e prefeito de Santos, João Paulo Papa, o tema é estratégico para o crescimento da economia nacional. “Se todos os municípios estiverem com a infraestrutura necessária nos seus portos, a economia de todo o país será fortalecida. Por isso a ABMP busca estreitar o relacionamento entre essas cidades, a fim de unir forças para cobrar projetos do Governo Federal”, afirmou Papa.

O prefeito de Belém, Duciomar Costa, participou do encontro e ressaltou o potencial fluvial da região, bem como de Belém e suas ilhas. “O norte possui grandes rios e portos estratégicos para a economia global. Diversas operações podem ser realizadas através desses rios. É preciso investir em infraestrutura para se aproveitar todo esse potencial”, ressaltou o prefeito da capital paraense.

Durante o encontro foi apresentado o projeto Norte Competitivo, da Fiepa. Por meio deste projeto, a Federação realizou um estudo sobre os portos da Amazônia Legal, produzindo um planejamento de logística e infraestrutura para o transporte de cargas na região para os próximos 10 anos. O projeto faz um raio-x das necessidades locais, levando em consideração os produtos e cadeias produtivas. De acordo com o estudo, se não houver investimentos nos portos, o setor entrará em colapso.

Um dos projetos que traria novos investimento para infraestrutura portuária foi retirado da pauta do Congresso Nacional, segundo João Paulo Papa. A emenda constitucional criaria um Fundo Nacional dos Municípios Portuários, que arrecadaria 2% dos lucros federais recolhidos pelo Imposto de Importação das cargas transportadas. A porcentagem seria distribuída entre os municípios que tivessem projetos a serem a desenvolvidos.

O presidente da ABMP disse que medidas assim ajudariam a aumentar a competitividade dos portos brasileiros.  Ele afirmou que projetos como estes serão cobrados pela Associação, junto com os municípios que possuem portos.

Um novo encontro da ABMP, com os prefeitos e representantes municipais e estaduais de todas as regiões, acontecerá em agosto, em Itajaí (SC).
 

Coletiva de Imprensa com o prefeito Duciomar Costa - Obras do Portal da Amazônia

O prefeito de Belém, Duciomar Costa visitará, nesta quinta-feira (30), às 9h da manhã, as obras do Portal da Amazônia. Durante a visita, o prefeito prestará esclarecimentos sobre o andamento das obras e aplicação dos recursos.
A visita iniciará pelas obras da Nova Orla de Belém, que hoje conta com 1,5 mil metros de extensão em rocha e aterro já construídos, chegando até a Rua dos Mundurucus. Atualmente, cerca de 20 máquinas trabalham no local. A Prefeitura de Belém realiza a terraplanagem da área, para que ainda neste mês de julho seja iniciada a pavimentação do trecho que vai até a Rua dos Mundurucus, com previsão de ser concluída até dezembro de 2011. 
 
O projeto Portal da Amazônia modificará radicalmente a orla da cidade, criando um calçadão com mais de 6 quilômetros de extensão, de frente para o rio Guamá, com áreas destinadas ao esporte e lazer, portos, trapiches e quiosques. Seis pistas facilitarão o fluxo de veículos que, atualmente, é problemático no trecho da Avenida Almirante Tamandaré e Universidade Federal do Pará (UFPA). O investimento da obra é de R$ 133 milhões.
Em setembro de 2008, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), entregou a primeira etapa de obras, com 600 metros de Orla totalmente urbanizada, com calçadão, pistas pavimentadas, playground, quadra poliesportiva, arena, paisagismo e etc, trecho que vai um pouco além da Veiga Cabral.
O Portal da Amazônia é composto por dois grandes projetos: a Orla de Belém e a Macrodrenagem da Estrada Nova, que deve beneficiar mais de 300 mil pessoas, em 10 bairros, com serviços de drenagem, pavimentação, tratamento de água e esgoto, e ainda com a construção de moradias dignas às famílias que, hoje, vivem em palafitas às margens do canal da Estrada Nova.
A orla da Estrada Nova valorizará as características locais e ambientais do Rio Guamá, proporcionando melhoria social e saneamento, além de incrementar o turismo e gerar emprego e renda. Entre os bairros contemplados pelo projeto estão Batista Campos com o canal da Caripunas, Jurunas com o canal da Timbiras e Cidade velha com o canal da Bernardo Sayão.
No planejamento constam a melhoria da drenagem urbana, com a recuperação de todo o sistema de microdrenagem da região, meio fio, boca de lobo, tubos de drenagem, poços de visita até limpeza urbana; infra- estrutura viária com duplicação de vias, criação de áreas de estacionamento e ciclovias; infra- estrutura de saneamento com ampliação e/ou implantação do sistema de água potável, esgotamento e o tratamento dos afluentes sanitários e a criação de uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE; sustentabilidade social e institucional, com moradores da região recebendo cursos de consciência sócio ambiental e profissionalizantes gratuitos para aumento da renda. Estas ações vão contribuir significativamente para a melhoria do IDH de Belém (Índice de Desenvolvimento Humano do Município).
A sub- bacia I está localizada na Avenida Bernardo Sayão entre Veiga Cabral e Fernando Guilhon, neste perímetro existem três canais, Bernardo Sayão, Caripunas e Timbiras. Atualmente, o canal da Bernardo Sayão no perímetro Veiga Cabral à Fernando Guilhon, possui 1.060m de canal a céu aberto. Com a obra, passará a ter 1.240 m de galeria fechada. Já o canal da Caripunas terá 300m de galeria fechada. Por fim, o canal da Timbiras que tem 620m de canal a céu aberto, passará a 690 m de galeria fechada, gerando um total de 2,4 quilometros de Macrodrenagem. Sobre as galerias, haverá projetos de paisagismo, revitalização de iluminação pública, ciclovias, quiosques, restaurantes, além de academias ao ar livre.
Há décadas os canais da Bernardo Sayão, Caripunas e Timbiras, apresentam sérios problemas como lixos e entulhos, comportas manuais e tubos obstruídos. Com a ação de Macrodrenagem isto irá mudar. A obra revitalizará os canais, propiciando a melhoria estrutural, para que possam comportar de maneira eficiente, a maior quantidade de águas pluvias, (e somente águas pluvias), de forma salubre. Assim, a PMB espera evitar alagamentos e a exposição das pessoas a doenças causadas pela falta de saneamento básico.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Alunos de escola no Guamá produzem jornal impresso



Um grupo formado por dezesseis alunos da Escola Municipal Amália Paumgartten, no bairro do Guamá, aprenderam o passo a passo da produção de um jornal impresso. A iniciativa é resultado da VIII Oficina de Comunicação promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), em parceria com o Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube).
 
Durante os cinco dias da oficina encerrada, nesta terça-feira (28), os adolescentes tiveram aulas teóricas e práticas, participando de todas as etapas do jornalismo impresso, desde a sugestão de pauta das matérias até a diagramação.
 
O objetivo das oficinas é estimular o gosto dos alunos pela leitura. Adney Ferreira, 13 anos, mudou seus hábitos depois do aprendizado na oficina, “Passei a ler jornal toda vez que tem lá em casa", revelou.
 
“O melhor foi perceber a mudança do olhar dessas crianças, em relação ao dia a dia. Elas desenvolveram o senso crítico", explica o jornalista Luis Miranda, idealizador do projeto e orientador dos alunos na elaboração do jornal, que ganhou o nome de JAP - Jornal do Amália Paumgartten.
 
As oficinas de comunicação acontecem desde fevereiro. No segundo semestre, serão realizadas em mais 15 escolas. A novidade reservada para os alunos da rede municipal de ensino será a Oficina de Rádio. Para isso, a Semec disponibilizará os equipamentos necessários para as crianças.
 
Texto: Ascom Semec
Foto: Comus/Divulgação
 

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Miss Caipira Gay é eleita no arraial junino


O arraial junino, promovido pela prefeitura de Belém, ficou mais colorido e brilhoso na noite desse domingo, 26. Dezessete candidatas ao concurso Miss Gay Caipira desfilaram todo o seu charme no palco piano, na Praça Waldemar Henrique. A vencedora foi Marjorie Rabech, bailarina de 21 anos. Ela venceu o concurso em 2009, se tornando agora bicampeã. “Agora é só comemorar”, disse Marvei dos Anjos, nome de batismo.

A segunda colocada foi Sharize Ariell, de 32 anos, e a terceira Richelly Nangler, de 25 anos. Além da faixa pelo título de Miss Caipira Gay, as candidatas ganharam prêmios em dinheiro. “Procuramos resgatar a cultura junina em todos os estilos. Vemos que a cada ano aumenta o público. Este ano tivemos mais de 200 mil pessoas até agora”, disse o prefeito Duciomar Costa, que esteve prestigiando o concurso. Além do público Gay, Lésbicas, Bissexuais e Transgeneros (GLBT), o arraial junino atrai a todos. “Temos até outras culturas do Estado, como o Boi. A programação foi elaborada para todos os gostos”, enfatizou o prefeito.
O único concurso Miss Caipira Gay de Belém teve candidatas inscritas do município de Santa Bárbara. Entre as participantes do concurso estiveram Clara Sibelly, Evelim, Evelyn Gabrielle, Hanna Lorana, Készia Thallyta, Maykett, Nadymy, Rafaiz Katrina Nunes, Raissa Mota, Rayka, Samara Ysabelly, Samila Renata, Vanusa Valensa, Xandra Sympson e Ytalla Thayara Kapetto. “Este concurso valoriza a nossa opção sexual. Temos orgulho de ter um concurso só para nós”, disse a vencedora Marjorie após receber a faixa das mãos do presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Carlos Amilcar. 
“Vimos aqui vários artistas. É algo diferente. Damos esta oportunidade para eles mostrarem o seu trabalho”, comentou Amilcar. Ele também avaliou a noite como sucesso de público. “Ano que vem teremos isso e muito mais”, se antecipa. Antes do esperado concurso, houve apresentação da quadrilha Frescura de Canudos e Aerobichas, de Mosqueiro. A noite também recebeu o charme da terceira idade, com a quadrilha A quadrilha Estrela do Mar. Aconteceu também o concurso Miss Caipira da 3ª Idade.

Texto: Liandro Brito

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Prefeitura divulga esquema de órgãos no feriado

A Prefeitura de Belém informa que apenas na quinta-feira, 23, dia de Corpus Christi, não haverá expediente administrativo nas suas secretarias. Na sexta-feira, 24, alguns órgãos devem funcionar, pois ficou a cargo de cada um facultar ou não. Durante todos esses dias, bem como no final de semana, haverá regime de plantão nos serviços municipais.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), durante o feriado, disponibilizará normalmente as Unidades Municipais de Saúde que funcionam em regime de Urgência e Emergência, assim como os dois Hospitais de Pronto Socorro (Umarizal e Guamá), Hospital Municipal de Mosqueiro e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Na sexta-feira, além dos serviços já citados, funcionarão também as Unidades Básicas de Saúde da rede municipal, em seu horário normal, das 8h às 18h.

A Secretaria Municipal de Economia (Secon) irá manter a partir desta quinta-feira e durante o final de semana, em regime de plantão, equipes de fiscalização nas vias públicas e nas Feiras e Mercados da capital.

A Fundação Papa João XXIII (Funpapa), nesta quinta, funcionará com equipes de plantão e com atendimento nos Conselhos Tutelares. Na sexta, o expediente será normal até ao meio-dia.

Também trabalham neste feriado, em regime de plantão, as unidades de urgência e emergência do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (Ipamb), dos cemitérios, do Departamento de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), dos setores de Abastecimento de Água do Saaeb, dos serviços essenciais da Guarda Municipal, Companhia de Transportes de Belém (CTBel) e dos servidores que atuam normalmente em regime de escala.

Texto: Thiago Melo

Seminário Simples Nacional encerra com mais de 100 participantes

Encerrou nesta terça-feira (21), o Seminário Regional sobre Simples Nacional, reunindo mais de 100 técnicos da Receita Federal do Brasil, Secretaria de Estado da Fazenda e Prefeitura Municipal de Belém. O encontro aconteceu no auditório da FIEPA e contou com a colaboração do SEBRAE-PA.

O evento foi o primeiro de três que ocorrerão no Estado do Pará este ano. Os outros dois acontecerão no segundo semestre em Santarém e em Marabá. O objetivo é aprimorar os conhecimentos e ações relacionadas ao Simples Nacional no âmbito das administrações tributárias locais, como a Educação Fiscal para Cidadania, com o Grupo de Educação Fiscal do Pará. Aspectos gerais da Lei do Simples Nacional e a  figura do Micro empreendedor Individual (MEI), Certificação Digital e Integrapará foram abordados no encontro.

Para o Secretário Municipal de Finanças – Sefin, o encontro é uma oportunidade de trocar experiências. "O Seminário é uma oportunidade de disseminação das normas e procedimentos relativos à sistemática de tributação implantados pelo Simples Nacional, para os técnicos da área fazendária das três esferas de governo: Federal, Estadual e Municipal. Aqui estamos compartilhando experiências e conhecimentos com vistas ao aprimoramento da gestão desse sistema especial de tributação", explicou.

O delegado Armando Farhat, da Delegacia da Receita Federal, em Belém, também participoudo Seminário. Ele acredita que o encontro serviu para a melhoria de atendimento ao segmento das micro e pequenas empresas:  "Tivemos uma perfeita integração entre os fiscos federal, estadual e municipal. Disso depende o sucesso do atendimento às empresas optantes pelo Simples Nacional, bem como a qualidade das informações aos cidadãos que ainda atuam na informalidade. Somente com a capacitação dos servidores dos fiscos sobre o Simples é que podemos oferecer serviços de qualidade aos contribuintes", comentou.

O coordenador de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria da Fazenda do Pará, Carlos Alberto Rodrigues Junior, disse que o Seminário serviu para dimensionar o alcance da Lei Geral, uma vez que o Pará possui mais de 74 mil estabelecimentos inscritos no Simples Nacional, divididos entre Microempresas, Micro Empreendedores Individuais e Empresas de Pequeno Porte. “Essas empresas representam a maior parcela dos estabelecimentos de pessoas jurídicas registradas no cadastro da Secretaria. Capacitar  os técnicos da Fazenda Pública nas três esferas, quer  para atendimento, quer para a fiscalização, é ajustar essas instituições para o acompanhamento da maior parcela das empresas existentes”, diz.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Cortejo Cultural abre programação junina de Icoaraci

Um grande cortejo cultural abre a programação junina no distrito de Icoaraci, neste domingo (19), com saída às 08h, da Praça da Bíblia, na frente da Agência Distrital, em direção à Praça da Matriz. O cortejo vai reunir grupos de boi bumbá, cordão de pássaros, quadrilhas juninas, além da Companhia de Danças Folclóricas Trilhas da Amazônia que promete encantar o público com seu repertório regional de lendas e crenças amazônicas, dançadas ao som dos maiores compositores paraenses, como Waldemar Henrique, Marcio Montoril e Nazaré Pereira. O público está convidado para fazer parte do cortejo organizado pela Prefeitura de Belém, que deve encerrar por volta das 10h.
Concurso - Na segunda-feira (20), a partir das 19h, começa o Concurso de Miss Caipira, Simpatia e Mulata Cheirosa na categoria infantil, na Praça da Matriz. A disputa conta com a participação de 18 candidatas representantes das quadrilhas Ídolos Juninos, Pé de Moleque, Chispita, Adrenalina, Crianças que Brilham e Renovação Junina. Haverá, ainda, apresentação dos bois bumbás Resolvido e Vidinho. As misses vencedoras serão premiadas com faixas e bolsas de incentivos ofertados pela Agência Distrital de Icoaraci (Adic).
O Concurso de Miss Caipira, Simpatia, Mulata Cheirosa e Miss Gay adulto será realizado na terça-feira (21), às 19h, quando 49 candidatas competem pelas faixas e as bolsas de incentivo ofertado pela Adic. O público vai poder conferir também a apresentação do Cordão de Pássaro Guará e do Boi Bumbá Rosa Branca.
Quadrilhas – A programação mais esperada pela população de Icoaraci começa na quarta-feira (22). O público poderá acompanhar o Festival de Quadrilhas Mirins e o Concurso de Quadrilhas Adultas no Terreiro Junino montado pela Adic, na Praça da Matriz. O local possui palco e arquibancadas com decoração especial de painéis com santos da época, como São João, São Pedro e Santo Antônio, bandeirinhas e bonecos caipiras, criados pela equipe da Assessoria de Cultura da Adic.
No Festival Mirim vão se apresentar as quadrilhas Ídolos Juninos, Pé de Moleque e Crispita. No Concurso adulto entram na disputa ‘Gingado Junino’, ‘Sensação Junina de Icoaraci’, ‘Brasileirinha’, ‘Moreninha da Campina’, ‘Estrela Junina’, ‘Roceira Estrela Junina’, e ‘Impacto Junino’. A abertura será feita com a apresentação do Cordão de Peixe Bacu. 
Na quinta-feira (23) continuam as apresentações do Festival Mirim com as quadrilhas Adrenalina, Crianças que Brilham e Renovação Junina e o Concurso adulto com as quadrilhas ‘Expresso Junino’, ‘Arrasta Pé’, ‘Ciranda Cirandinha’, ‘Sensação Junina Tocantins’, ‘Rosa Vermelha’, e ‘Amor junino’.  A abertura ficará por conta do Cordão de Bicho Leão Dourado.
Exposição – A Adic vai prestar uma homenagem especial a Maria de Nazaré Santos, mestra e criadora do Boi Bumbá Resolvido, que faleceu em janeiro passado e foi incansável na luta pela cultura junina de Icoaraci. Uma exposição com fotos, indumentárias, troféus e títulos conquistados pelo Boi vai estar montada na Praça da Matriz e vai poder ser visitada durante a realização do festival junino, das 19h às 22h, com entrada franca.  “Esta vai ser a nossa homenagem a fundadora do boi que esteve em atividade por mais de 30 anos e fortaleceu a cultura do distrito”, informou o assessor de Cultura, Esporte e Lazer da Adic, Thiago Damasceno.  
Texto: Ronaldo Quadros

quinta-feira, 16 de junho de 2011

COMUNICAÇÃO A IMPRENSA


Informamos que a visita do prefeito de Belém, Duciomar Costa, marcada para esta sexta-feira(17), no Bairro da Marambaia, para verificação da qualidade das instalações e serviços públicos oferecidos para população, está cancelada. Uma nova data para a visita será agendada.
A programação faz parte de um cronograma de visitas à comunidade, na qual o prefeito visita escolas, unidades de saúde, casas de idosos, e feiras. Duciomar Costa já passou por outros bairros de Belém como Sideral, Cremação, Guamá, Condor e Barreiro.

Centenário da Assembleia de Deus é marcado por inaugurações‏


O aniversário de 100 anos da Assembleia de Deus foi marcado por uma série de inaugurações, nesta quinta-feira (16), em Belém. O prefeito da capital, Duciomar Costa, juntamente com membros da Igreja, inaugurou oficialmente o Museu Nacional da Assembleia de Deus, a nova Avenida Centenário e o Parque Ambiental de Belém, que agora ganhou o nome de Gunnar Vingren, um dos fundadores do movimento pentecostal.
Logo cedo, fies e pastores da Igreja prestigiaram a inauguração do Museu Nacional da Assembleia de Deus. O espaço conta com um rico acervo literário, peças sacras, fotografias, instrumentos de trabalho e objetos pessoais das personalidades que participaram da construção dessa memória.
O prédio, cedido pela Prefeitura de Belém, foi totalmente restaurado e a fachada é uma réplica da casa da irmã Celina Albuquerque, na Cidade Velha, onde aconteceram as primeiras reuniões dos fundadores da igreja – Gunnar Vingren e Daniel Berg. 
De acordo com o prefeito, este será mais um espaço de visitação turística na capital. “Belém é o berço da Igreja Assembleia de Deus e, por isso, está no roteiro de milhares de pessoas no mundo inteiro. O Museu vai contar a história da igreja, e também da nossa cidade para todo o povo”, disse Duciomar.
Após a inauguração do Museu, o prefeito inaugurou oficialmente a Avenida Centenário Assembleia de Deus, antiga Dalcídio Jurandir, e o Parque Ambiental de Belém. Milhares de pessoas acompanharam a inauguração e, ao longo da avenida, moradores prestaram homenagens ao aniversário com faixas, cartazes e fogos.
A manhã de homenagens contou ainda com um culto em celebração à data, no Centro de Convenções do Centenário, na Augusto Montenegro. Mais de 30 mil pessoas, de várias partes do mundo, bem como autoridades dos governos Estadual e Municipal. acompanharam o momento de fé.
O pernambucano de Parnamirin, Felipe Andrade, veio a Belém com toda a família para participar da grande festa do centenário. “É hora do povo do Brasil ver Belém como a capital da fé. Os paraenses vivem em uma cidade linda, são hospitaleiros. Com certeza têm a benção de Deus”, falou.
Durante a celebração, Duciomar Costa cumprimentou todos os fies e pastores de Belém e os que visitam a cidade. Segundo o prefeito, não foi por acaso que Daniel e Gunnar escolheram Belém como cidade sede para a fundação da Assembleia. “Nós somos em Belém um instrumento. O centenário da Assembleia faz parte da história da nossa cidade, que vive hoje esta grande festa”, ressaltou.
O prefeito lembrou ainda que com a inauguração do Museu, da Avenida Centenário e a criação do Centro de Convenções, os fieis podem conhecer, visitar e celebrar a história da sua igreja.
O pastor Samuel Câmara, presidente da Assembleia de Deus, afirmou que o apoio da Prefeitura no centenário marcou a história da Igreja. “Sem dúvida a criação do Museu Nacional da Assembleia e a homenagem com o batismo da Avenida como Centenário estarão para sempre na memória de todos os fieis”, garantiu o pastor. 
Texto: Thiago Melo

Arraial da Prefeitura de Belém espera 15 mil no primeiro dia‏

O Arraial de Belém 2011 “Folclore em toda parte, cultura pra toda gente” abre sua programação nesta sexta-feira, 17, a partir das 19h, na Praça Waldemar Henrique. Concursos de Misses e Quadrilhas, shows, programações infantis e mostras culturais irão alegrar o maior e mais tradicional São João da capital paraense. Quinze mil pessoas são esperadas somente no primeiro dia do evento. A programação do Arraial de Belém segue até 03 de julho.
Regras definidas, estrutura pronta, coreografia organizada, e as quadrilhas juninas dão a largada ao concurso da PMB. Os primeiros grupos a se apresentarem são os mirins: “Sapeca na Roça”, do bairro do Jurunas; “Alegria da Magalhães”, da Sacramenta; “Os Caipiras”, do Guamá; e “Chispita”, do distrito de Icoaraci.
Após a garotada é a vez dos adultos iniciarem a competição da categoria. Seis grupos se apresentam nesta sexta-feira (17). São eles:”Folguedos Anarrirê”, da Pedreira; “Explendor Junino”, da Marambaia; “Arrastão Junino”, da Cidade Velha; “Explosão Junina”, de Val-de-Cans; “Alegria Junina”, do bairro de São Brás; e “Ídolos Mosqueirense”, da ilha de Mosqueiro.
Este ano  77 quadrilhas juninas adultas e 36 mirins participam do arraial. O certame da categoria adulta acontecerá em duas fases, eliminatória e final. A apuração da fase eliminatória acontece no dia 28 de junho. Serão classificados 30 grupos para a última fase, que irá acontecer nos dias 01 e 02 de julho.  As 10 melhores quadrilhas da cidade de Belém serão conhecidas no dia 03 de julho. Na categoria mirim, o concurso será em fase única e a apuração também acontece no dia 28 de junho, onde serão aclamadas as 06 melhores quadrilhas Juninas mirins da cidade de Belém.
Para os grupos do interior do estado do Pará, a Fumbel organizou o Festival Outros Municípios. 32 quadrilhas juninas de 16 municípios vão participar do concurso, onde serão eleitas as cinco melhores. O festival acontecerá nos dias 29 e 30 deste mês, também no Piano Palco da Praça Waldemar Henrique.
Nos concursos de Miss Caipira, Miss Simpatia e Miss Morena Cheirosa, categorias adulto e mirim, as candidatas irão se apresentar antes das quadrilhas juninas. Serão três misses por quadrilha, que terão dois minutos para executarem suas coreografias. As apurações dos certames das misses acontecem no dia 27.
As crianças irão ter programação especial no Arraial de Belém. É o Espaço Criança, local lúdico na Praça W.H destinado aos pequeninos, com brincadeiras e oficinas voltadas para os folguedos juninos. A coordenação do espaço será feita pelos técnicos da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha. O Espaço Criança acontecerá nos períodos de 17 a 19 de junho, de 23 a 26 de junho, no dia 30 do mesmo mês, e nos dias 2 e 3 de julho, a partir das 16h.
Outra opção de lazer durante o Arraial de Belém serão as mostras Juninas, com apresentações de quadrilhas, grupos parafolclóricos, grupos de toadas, bois-bumbás, casamento na roça, cordão de bichos e pássaros irão animar a Cuia Acústica da Praça Waldemar Henrique. A programação desta sexta-feira (17) é com a quadrilha junina da melhor idade Aroma de Patichouli, grupos parafolclóricos Cheiro do Pará e Uirapuru, grupos de toadas Ananindence e Canto da Mata e o boi-bumbá Luar do Marco. As apresentações na Cuia Acústica irão acontecer sempre aos finais de semana até o dia 3 de julho, a partir das 19h.

Exposição - Em sua terceira edição, a Exposição “Movimento Junino” está maior e mais acessível à população. São três locais de visitação, cada um pontuando um segmento junino diferente. No Museu de Arte de Belém (Mabe), os visitantes irão conferir os trajes das 10 Melhores Quadrilhas Juninas do Arraial de Belém de 2010 e das misses que ganharam a categoria adulto. No hall da Fumbel, no bairro da Cidade Velha, os trajes são os utilizados na da dança do carimbó. Já na Galeria Vicente Sales, no Memorial dos Povos, a exposição abre nesta sexta-feira,(17), às 9h, e serão pontuados o boi-bumbá e o cordão de pássaros. As exposições ficam abertas ao público gratuitamente até 3 de julho, de 9h às 17h, de terça-feira a domingo.

Confira a programação completa dos 17 dias de Arraial de Belém:
CONCURSO DE QUADRILHA
Local : Praça Waldemar Henrique ( Piano Palco ).
Dias: 17 de junho a 02 de Julho de 2011
Horário: 19h às 02h ( Segunda, Terça, Quarta e  Quinta )  
                 19h às 03h ( Sexta,  Sábado e Domingo )

DATA : 17/06/2011 – SEXTA - FEIRA

QUADRILHA MIRIM

1.       SAPECA NA ROÇAJURUNAS
2.       ALEGRIA DA MAGALHÃESSACRAMENTA
3.       OS CAIPIRASGUAMÁ
4.       CHISPITAICOARACI


QUADRILHA ADULTA


1.       FOLGUEDOS ANARRIRÊPEDREIRA
2.       EXPLENDOR JUNINOMARAMBAIA
3.       ARRASTÃO JUNINOCIDADE VELHA
4.       EXPLOSÃO JUNINAVAL DE CANS
5.       ALEGRIA JUNINASÃO BRÁS
6.       IDOLOS  MOSQUEIRENSEMOSQUEIRO


DATA: 18/06/2011 - SABADO

QUADRILHA MIRIM
1.       JUVENTUDE CAIPIRASACRAMENTA
2.       OS  CAÇULAS DA CREMAÇÃOCREMAÇÃO
3.       RENOVAÇÃO JUNINAICOARACI
4.       EXPLOSÃO JUNINAPEDREIRA


QUADRILHA ADULTA

1.       FERA JUNINABARREIRO
2.       IDOLOS DA SACRAMENTASACRAMENTA
3.       ROSA VERMELHAICOARACI
4.       ROCEIRO ARRASTAPÉICOARACI
5.       CHARME DA ILHAMOSQUEIRO
6.       ROCEIRA ESTRELA JUNINAICOARACI
7.       EXPLOSÃO NATIVAOUTEIRO
8.       ROSA DE OUROBARREIRO
9.       FUXICO NA ROÇACURIÓ
10.   ROSA VERMELHATERRA FIRME
11.   BALÃO DE OUROMANGUEIRÃO
12.   ROCEIRO DA FUXICOTERRA FIRME





DATA: 19/06/2011 - DOMINGO

QUADRILHA MIRIM
1.       REVELAÇÃO MIRIMCREMAÇÃO
2.       ROCEIRO DA VILA DA BARCATELEGRAFO
3.       CABANOS  MIRIMCREMAÇÃO
4.       EXPLOSÃO JUNINATENONÉ
5.       ENCANTO MIRIMGUAMÁ


QUADRILHA ADULTA

1.       SANTA LUZIAJURUNAS
2.       TRIUNFO NA ROÇASACRAMENTA
3.       ROCEIROS DO ALAN KARDECJURUNAS
4.       SENSAÇÃO CALIENTEMOSQUEIRO
5.       OS CAIPIRAS DE SÃO JOÃOMOSQUEIRO
6.       IMPERATRIZ JUNINAICOARACI
7.       RENOVAÇÃO DE SÃO JOÃOCONDOR
8.       FUZUÊ JUNINOPEDREIRA
9.       RELUZENTECREMAÇÃO
10.   HIPER NA ROÇAMARCO
11.   MISTURA BRASILEIRA CABANAGEM
12.   ROCEIROS DA TERRA FIRMETERRA FIRME



DATA: 20/06/2011 - SEGUNDA

QUADRILHA MIRIM
1.       EXPRESSÃO JUNINABENGUI
2.       ROSA DE OUROBARREIRO
3.       CRIANÇAS QUE BRILHAMTERRA FIRME


QUADRILHA ADULTA

1.       SABOR TROPICALTAPANÃ
2.       MORENINHA DA CAMPINACAMPINA
3.       ROCEIRO DO TICO MIATAPANÃ
4.       EXPLOSÃ DIAMANTINAMOSQUEIRO
5.       CIRANDA CIRANDINHA DO AMORICOARACI
6.       OS CABANOSJURUNAS
7.       PAI D’ÉGUA NO ARRAIÁMARAMBAIA
8.       REVELAÇÃO MOSQUEIRENSEMOSQUEIRO








DATA: 21/06/2011 - TERÇA

QUADRILHA MIRIM
1.       ROSA DOS VENTOSJURUNAS
2.       ROCEIROS DO TIO PEDROOUTEIRO
3.       RAIZES DA FURACÃOOUTEIRO


QUADRILHA ADULTA
1.       BALANCÊ JUNINOJURUNAS
2.       REVOLUÇÃO JUNINABENGUI
3.       EXPLOSÃO JUNINAÁGUAS LINDAS
4.       IDOLOS DOS CAIPIRASFÁTIMA
5.       GERAÇÃO ESTRELA JUNINAÁGUAS LINDAS
6.       A CIGANINHA DA ILHAOUTEIRO
7.       EXPRESSO JUNINOICOARACI


DATA: 22/06/2011 - QUARTA

QUADRILHA MIRIM
1.       TRADIÇÃO JUNINAOUTEIRO
2.       REVOLUÇÃO MIRIMBENGUI
3.       JUVENTUDE QUE BRILHACREMAÇÃO


QUADRILHA ADULTA
1.       ENCANTO JUNINO MOSQUEIRENSEMOSQUEIRO
2.       ARCO – IRIS MOSQUEIRENSEMOSQUEIRO
3.       OS KABOCLOSCABANAGEM
4.       RASTAPÉ JUNINOCURIÓ UTINGA
5.       IDOLOS DOS CAIPIRASVAL DE CANS
6.       REMELEXO CHAMEGOSOBENGUI
7.       ALEGRIA DO POVOUMARIZAL



DATA: 23/06/2011 - QUINTA

QUADRILHA MIRIM
1.       SANTA LUZIAJURUNAS
2.       EXPLENDOR JUNINOMOSQUEIRO
3.       PÉ DE MOLEQUEICOARACI


QUADRILHA ADULTA
1.       ROCEIROS DO SINDICATOOUTEIRO
2.       SENSAÇÃO JUNINAÁGUAS LINDAS
3.       MENSAGEIROS DO AMORPEDREIRA
4.       IMPACTO JUNINOICOARACI
5.       FOLCLORICO DO ARRIÉGUAMARAMBAIA
6.       EXPLODE CORAÇÃOTELEGRAFO
7.       SABOR AÇAITELEGRAFO



DATA: 24/06/2011 - SEXTA

QUADRILHA MIRIM
1.       FRUTO DOS IDOLOSMOSQUEIRO
2.       ROCEIROS DA SÃO MIGUELJURUNAS
3.       ADRENALINA JUNINAICOARACI
4.       CHEIRO DO PARÁJURUNAS
5.       OS PRESEPEIROS DA ALEGRECONDOR


QUADRILHA ADULTA
1.       REVELAÇÃO DO MARCOMARCO
2.       ATRAÇÃO JUNINAGUAMÁ
3.       FOLCLORICO PARAÍSO JUNINOVAL DE CANS
4.       FURACÃO JUNINOOUTEIRO
5.       ROCEIROS DA BARÃOGUAMÁ
6.       RAINHA DA JUVENTUDECREMAÇÃO
7.       FLOR DO NORTETAPANÃ


DATA: 25/06/2011 - SABADO

QUADRILHA MIRIM
1.       FUZUÊ MIRIMPEDREIRA
2.       ENCANTO DA TERRA FIRMETERRA FIRME
3.       FLOR JUNINAJURUNAS
4.       CARINHA DE ANJOJURUNAS
5.       MATUTINHOSCREMAÇÃO
6.       EXPLOSÃO GUAMAENSEGUAMÁ


QUADRILHA ADULTA
1.       GINGADO JUNINOICOARACI
2.       MISTURA DE RAÇASGUAMÁ
3.       FLOR DE JUNHOPARQUE VERDE
4.       FLOR CIGANAPARQUE VERDE
5.       SEDUÇÃO CABOCLATAPANÃ
6.       JUNINA BRASILEIRINHAICOARACI
7.       ORGULHO DA TERRATAPANÃ
8.       CHUVA DE CHEIROTERRA FIRME
9.       SEDUÇÃO RANCHISTAJURUNAS
10.   BUSCAPÉCASTANHEIRA
11.   TRADIÇÃO JUNINA